CALMA!!!ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR!!!
Um problema crescente em nosso setor é o abandono de clientes quando a empresa instaladora desaparece, sai do mercado ou simplesmente não atende seus pedidos de suporte. Recebemos constantemente chamadas semelhantes ao exemplo abaixo:
CLIENTE: Olá, já tenho sistema solar em minha casa, mas algo está errado, você pode me ajudar?
DELTA SOLAR: Provavelmente podemos, mas você já experimentou o instalador original/quem instalou vendeu e lhe deu garantias? Como não éramos os instaladores originais, precisamos cobrar pelo nosso atendimento.
CLIENTE: Bem, eu tentei. A princípio, ninguém atende o telefone da empresa que me vendeu e instalou meu sistema. Após uma investigação mais profunda, eles não vão me dar garantia. Por favor ajude!
DELTA SOLAR: Lamento ouvir isso, vamos começar por obter algumas informações sobre o seu sistema e verificar o que aconteceu com ele.
Infelizmente, o volume desses tipos de chamadas está aumentando drasticamente. Estimamos que 90% destas consultas são de clientes que procuram alguém para atender seu sistema instalado porque a empresa instaladora não o atende mais para suporte, enquanto os outros 10% estão simplesmente insatisfeitos com o nível de serviço prestado pela empresa instaladora. Nós os chamamos de “Clientes Órfãos”.
O problema começou quando esses clientes concordaram em fazer negócios com uma empresa instaladora, mas falharam em verificá-las completamente. Parte do problema é que, se um sistema solar foi instalado incorretamente ou mesmo por um valor muito barato abaixo de mercado, e algo der errado, não podemos fazer nada a respeito. Porque se entrarmos e tentarmos consertar, por exemplo, uma conexão ou até mesmo um inversor, e houver outro problema no telhado, não podemos ir, testar e verificar isso sem cobrar pelo serviço.
Essas empresas que somem ficaram felizes em aceitar o contrato e o dinheiro do cliente sob falsos pretextos, garantias e com promessas vazias de serviço sem preocupações pelos próximos 25 anos, sem nenhum custo extra. Infelizmente, uma vez que essas empresas receberam seu dinheiro, elas saíram do radar, abandonando o cliente sem ter a quem recorrer quando surgiram problemas com seu sistema.
Clientes solares órfãos nos ligam expressando arrependimento por não terem instalado o sistema com uma empresa respeitável. Depois de aprender uma lição difícil, esses clientes agora são especialistas em due diligence (é um processo de investigação de informações de determinada empresa), eles querem uma empresa que não os coloque em um buraco mais profundo do que já estão. Depois de fazer algumas ligações, parece que existem poucas empresas que estão realmente dispostas a ajudar aqueles que ficaram órfãos de seu instalador original. A maioria das empresas rejeita esses indivíduos – principalmente porque não há grandes lucros a serem obtidos. Embora não tenhamos feito a instalação, estamos dispostos a ajudar.

PRIMEIRO PASSO: TENTE CONTATO COM A EMPRESA QUE INSTALOU SEU SISTEMA
Se você tiver algum problema com seu sistema, geração abaixo do prometido, vazamentos no telhado, deseja limpeza das placas ou problemas no inversor, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o seu instalador solar original. Claro, se eles faliram, será difícil entrar em contato com eles. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a chegar a uma solução se você não puder mais entrar em contato com a empresa instaladora:
Verifique o status da empresa
A primeira coisa que você deve fazer é verificar o status da empresa. Se eles ainda são um negócio ativo, vale a pena pesquisar os números de contato. Eles podem ter alterado os números. Portanto, tente pesquisar online, incluindo mídias sociais, para ver se consegue obter novos detalhes de contato. Caso contrário, tente passar para a próxima sugestão.
Entre em contato com o fabricante do equipamento
Você sempre pode entrar em contato diretamente com o fabricante do equipamento, especialmente se estiver tentando fazer uma reclamação de garantia. Essa não será uma etapa relevante se você tiver outros problemas, como uma instalação ruim, mas se o equipamento em si não estiver funcionando, essa é sua próxima melhor etapa.
Verifique a documentação que você recebeu quando seu sistema foi instalado, pois ela contém os detalhes de contato do fabricante. Explique a eles que seu instalador de energia solar sumiu e não responde às suas solicitações.
Apresentar uma reclamação junto aos órgãos de ajuda ao consumidor
Por fim, se você não tiver sorte com o fabricante do produto, entre em contato com as plataformas de ajuda ao consumidor: Consumidor.gov e Reclame Aqui e PROCON. É importante registrar a reclamação para que a empresa tome conhecimento da sua insatisfação e tente lhe atender para lhe dar uma solução.
Se ainda assim não obtiver nenhum retorno da empresa instaladora?
Poucas empresas oferecem ajuda a clientes solares órfãos. Entendemos como sua situação pode ser difícil e desesperadora e a frustração causada apenas pelo seu instalador inicial. Na DELTA SOLAR, você não está apenas recebendo “ajuda” com seu sistema, você está recebendo atendimento de uma empresa confiável e honesta para aceitá-lo como nosso próprio cliente com os benefícios de oferecer monitoramento módulo a módulo, assumindo o processo de RMA quando necessário, e fornecendo atendimento.
Um de nossos especialistas em energia solar terá tempo para ouvir sua história e explicar nossa estrutura de serviços. Reuniremos algumas informações básicas cruciais para avaliarmos sua situação e determinar possíveis soluções. Ao concluir esta fase inicial, teremos uma compreensão muito melhor de como podemos ajudar.
É uma situação lamentável, pois os clientes foram inicialmente atendidos com o conceito de que, uma vez que você paga por um sistema solar, o resto é história. Então, naturalmente, ter despesas adicionais que não eram esperadas será desconfortável e indesejável. Entendemos a frustração envolvida. Além disso, como cliente da DELTA SOLAR, você pode ter certeza de que, se tiver algum problema com o trabalho que concluímos, cuidaremos dele em tempo hábil, sem cobranças extras de serviço dentro do nosso período de garantias. É nosso dever ajudá-lo a manter o seu investimento.