PARA CONTROLAR É PRECISO MONITORAR

Se você instalou um sistema solar fotovoltaico, tem ainda mais motivos para monitorar o seu consumo de energia. Uma das maneiras pelas quais muitos proprietários de residências e empresas estão começando a controlar a gestão de energia é por meio do monitoramento de energia, dispositivos que fornecem informações sobre a quantidade de energia que você está usando e quando a está usando. Com essas informações, você pode ajustar seu comportamento e, por fim, reduzir seus gastos com energia elétrica, ao mesmo tempo em que ajuda o meio ambiente.

O que é um sistema de monitoramento de energia?

Um sistema de monitoramento de energia fornece informações detalhadas sobre o uso de energia elétrica. Dependendo do tipo de monitoramento, você pode rastrear seu consumo e geração de energia remotamente a partir do seu dispositivo móvel. Seu aplicativo de monitoramento também fornecerá informações adicionais, desde como aumentar sua eficiência energética até quando usar mais eletricidade para maximizar sua economia com base no custo da eletricidade em diferentes momentos do dia.

Como funciona o sistema de monitoramento de energia?

Normalmente, os dispositivos para monitoramento de energia ficam dentro ou próximos ao quadro elétrico principal (também conhecido como caixa dos disjuntores). Um monitor de energia vem com sensores. Esses sensores podem se prender à rede elétrica – os fios que passam entre o medidor elétrico e o painel elétrico – e “ler” a corrente elétrica. Eles podem fornecer uma visão geral de quanta eletricidade sua casa inteira está usando ou sistemas mais inteligentes podem usar o aprendizado de máquina para reconhecer as “assinaturas de eletricidade” associadas aos eletrodomésticos da sua casa para fornecer monitoramento no nível do dispositivo. Em vez de se conectar à rede elétrica principal, alguns sensores se conectam diretamente a circuitos individuais, fornecendo monitoramento do nível do circuito. De qualquer forma, seu monitor de energia apresentará suas descobertas em seu smartphone ou computador com uma interface gráfica amigável.

Dispositivo ECU-C da APsystems instalado no quadro elétrico para monitorar consumo e geração de energia do cliente (Delta Solar – Capão do Leão/RS).
Gráfico do Sistema de Monitoramento de Energia na Plataforma da APsystems.
Monitoramento por Módulo da Plataforma APsystems no Smartphone.

Outra Plataforma de Monitoramento de Energia (Delta Solar – São Lourenço do Sul/RS)
Outra Plataforma de Monitoramento de Energia com Armazenamento (Delta Solar – Capão do Leão/RS)

Por que você quer um monitor de energia?

Se você já leu sua conta de energia elétrica, provavelmente percebeu que ela não fornece muitos detalhes. Geralmente, sua fatura apresenta:

  • Quanta energia elétrica você usou;
  • Quanta energia elétrica você injetou/devolveu (proprietários com micro ou minigeração de energia);
  • Quanto sua concessionária está cobrando por essa eletricidade, além outras taxas;

Infelizmente, é só isso! Agora, digamos que você queira cortar o uso de energia para economizar dinheiro ou reduzir sua pegada de carbono. Você terá que reduzir o consumo geral de energia – fazendo uma auditoria de energia em casa, por exemplo – ou tentar adivinhar quais dispositivos são as cargas mais pesadas ​​e quanto eles custam para funcionar, o que é mais fácil dizer do que fazer.

Monitores de energia ajudam a eliminar esse jogo de adivinhação. No nível mais alto, você será capaz de entender quanta eletricidade sua casa está consumindo, mas muitos monitores fornecerão informações ainda mais detalhadas, seja no nível do dispositivo ou do circuito. Quer ver se há alguma carga fantasma consumindo eletricidade, mesmo quando desligada? Seu monitor pode fornecer essa informação para que você possa garantir que todos esses dispositivos estejam desconectados. Não tem certeza se fechou a porta da garagem? Seu aplicativo de monitoramento de energia pode mostrar quando foi operado pela última vez.

No geral, o objetivo de comprar um monitor de energia é normalmente cortar o uso de eletricidade e, como resultado, economizar dinheiro.

O monitoramento de energia é adequado para você?

Já dizia meu Professor na faculdade: “Para controlar é preciso monitorar”. Adicionar um sistema de monitoramento de energia à sua casa pode ajudá-lo a tomar decisões mais inteligentes sobre energia: com esta tecnologia, você pode entender melhor como, onde e quando usa a energia, permitindo maximizar sua economia de eletricidade e tirar o máximo proveito de sua energia solar – e / ou sistema de armazenamento.

Os monitores de energia podem ser particularmente atraentes se você paga mais pela energia elétrica em determinados horários do dia quando a demanda é maior. Alguns aplicativos de monitoramento ainda fornecem a capacidade de inserir as taxas em sua área, para que possam sugerir quando reduzir o consumo de energia de acordo com isso, ou seja, definir o melhor horário para ligar e desligar algum equipamento.

Você também pode considerar mais fortemente a compra de um monitor de energia se tiver um sistema solar ou com armazenamento. Alguns monitores de energia vêm com sensores de corrente adicionais que permitem que você rastreie quanta energia seus painéis solares estão gerando e quanta eletricidade você está consumindo. Com essas informações, você pode aumentar o uso de eletricidade conforme necessário durante o dia para extrair menos energia da rede da concessionária – ou do seu sistema de armazenamento – à noite.

Atenção: Instalação do Monitoramento de Energia

Recomendamos consultar um profissional ou empresa qualificada para a instalação do monitoramento de energia. Muitos monitores de energia domésticos comercializam-se como “faça você mesmo”, mas qualquer projeto envolvendo a conexão de um dispositivo ao painel elétrico apresenta riscos de choque.

Comece a economizar energia adotando a energia solar hoje!

Se você está procurando reduzir o uso de energia – seja para diminuir sua pegada de carbono, economizar dinheiro ou ambos – a melhor maneira de fazer isso é instalar um sistema solar! Você será capaz de reduzir significativamente a eletricidade que está extraindo da rede, especialmente se tiver um monitor de energia que mostre quanta energia você está gerando e consumindo.

(53) 99906-7001 / (53) 920005258

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s