Quantos painéis solares fotovoltaicos você precisa para sua casa?

Todos os dias muitos clientes que entram em contato conosco fazem essa pergunta para nossa equipe. A resposta é: “ Depende, depende da localização da sua casa, depende da orientação e inclinação do seu telhado, depende se no entorno existem obstáculos que podem dar sombreamento, depende da tecnologia de inversor e depende se você tem acesso a rede de distribuição de uma concessionária de energia. Mas vamos dimensionar o melhor sistema solar fotovoltaico para você, de acordo com suas particularidades. ”

De qualquer forma vamos ajudar você a calcular o tamanho do sistema solar fotovoltaico conectado à rede que você precisa para sua casa reduzir sua conta de energia elétrica com a ajuda do Sol e ainda contribuir para a preservação do nosso planeta. Em outro momento iremos ajudar no cálculo do seu sistema solar fotovoltaico isolado sem conexão com a rede elétrica.

Importante: Os cálculos aqui empregados servem apenas para você verificar se as propostas que lhe forem oferecidas estarão dentro de uma capacidade de geração que você necessita. Independente do tamanho do sistema, jamais dispense a ajuda de um profissional habilitado e capacitado para projetar e executar sua instalação fotovoltaica, pois assim você garante segurança, desempenho e o retorno do seu investimento, incluindo a aprovação do projeto junto a concessionária de energia para que os descontos devidos da sua geração estejam presentes na sua conta. O profissional pode utilizar de outros parâmetros e até softwares que poderão dar maior precisão e detalhamento aos cálculos. Expresso aqui uma forma simplificada e de fácil entendimento para você verificar quanto adequada estará a tecnologia e proposta oferecida. Lembre-se: “CONFIE, MAS VERIFIQUE”.

Siga estas etapas para determinar o consumo médio de eletricidade e as necessidades fotovoltaicas da sua casa.

1º Passo – Estimativa do seu consumo de energia elétrica

A conta de energia elétrica é a principal fonte de informações para cálculo do tamanho do seu sistema solar fotovoltaico, nela você encontra:

– Classe de Consumo: Residencial, Comercial, Indústria e outros;

– Tipo de Fornecimento: Monofásico, Bifásico ou Trifásico;

– Tensão Nominal;

– Histórico dos últimos 12 meses de consumo.

Obtenha o consumo de quilowatts-hora (kWh) na sua conta de luz. Você vai querer ter 12 meses completos de uso para poder observar picos e vales no seu uso de energia ao longo de um ano. O consumo de energia aumenta no verão e no inverno com o uso intenso de seu Ar Condicionado e/ou outros aparelhos de aquecimento.

Determine seu uso médio mensal de kWh. Some o uso de kWh por 12 meses e depois basta dividir por 12 para calcular o consumo médio mensal. Seu sistema vinculado à rede tenderá a produzir em excesso no verão, pois neste período temos os picos de exposição ao sol.

Como fazer este cálculo:

– Na sua conta de energia elétrica em algum lugar estará descrito seu histórico de consumo dos últimos 12 meses, veja o exemplo de uma conta a seguir:

Exemplo de Conta de Energia Elétrica

Para exemplificar mais ainda o cálculo da média de consumo de um cliente residencial veja a tabela abaixo extraída de uma outra conta de energia elétrica:

Exemplo de Consumo de Energia Elétrica

Neste histórico de consumo acima, obtivemos uma média mensal de 410,25 kWh.

2º Passo – Procure as Horas de Sol Pleno (HSP) da sua localização

Para expressar o valor acumulado de energia da radiação solar ao longo de um dia o valor conveniente que consideramos é o número de Horas de Sol Pleno (HSP), que equivale ao número de horas em que a irradiância solar deve permanecer constante e igual a 1 kW/m².

A média de horas de sol pleno varia muito dependendo de sua localização, orientação do seu telhado e do clima local. Por isso, primeiro vamos determinar qual é a sua localização através do Google. Na tela de pesquisa digite o nome da sua cidade e estado como na figura a seguir:

Após confirmar a cidade, clique na opção “Maps”.

No mapa procure a sua localização e clique no mapa, irá aparecer as seguintes informações:

Agora de posse das informações da sua localização vá até o site do CRESESB / SUNDATA (http://www.cresesb.cepel.br/index.php?section=sundata&) e digite na parte inferior do mesmo a sua localização:

Clique em buscar, irá aparecer os dados solarimétricos da sua cidade ou cidades mais próximas para você escolher:

Neste exemplo iremos clicar na cidade do Capão do Leão/RS.

Como nestes dados temos apenas a informação para telhados com a face voltada para o norte, iremos utilizar “ângulo igual a latitude”, que desta forma obtemos uma informação de média da Irradiação Solar igual a 4,53 kWh/m².dia.

A partir da irradiação solar temos que as horas de sol pleno (HSP) do local é de 4,53.

Existem softwares e outras ferramentas capazes de calcular a irradiação solar no plano de instalação do seu telhado, nós da Delta Solar utilizamos destas ferramentas e softwares para dar precisão aos nossos cálculos e garantir a geração de energia de nossos projetos, aqui é apenas um cálculo aproximado de verificação.

3º Passo – Calcule o tamanho do seu sistema solar

Para descobrir como dimensionar seu sistema solar, pegue sua necessidade mensal de energia elétrica em kWh, as horas de sol pleno (HSP) e aplique em uma das formulas abaixo:

Considerando o custo de Disponibilidade:

– O custo de disponibilidade depende do tipo de fornecimento que chega a sua residência, e pode ser consultado na sua conta sendo:

Custo de Disponibilidade conforme o Tipo de Fornecimento

O custo de disponibilidade é um custo que você sempre terá que pagar para concessionária de energia e também terá o direito de utilizar segundo as regras vigentes atualmente.

Então, sendo assim:

Potência do Sistema Solar Fotovoltaico (kWp) = ( C – CD ) / ( HSP * PR * 30,41 )

C = Consumo Médio Mensal em kWh

CD = Custo de Disponibilidade em KWh

HSP = Horas de Sol Pleno da sua localização

PR = Performance Ratio / Taxa de Desempenho Global depende da tecnologia de inversor.

Tecnologia dos inversores e o desempenho do sistema

Hoje no mercado existem basicamente 3 topologias de inversores para sistemas fotovoltaicos conectado à rede: Inversor String/Convencional/Parede, Inversor Otimizado/Com Otimizadores de Energia e os Microinversores.

Portanto, é possível dizer através de referências bibliográficas e de nossas próprias instalações já executadas que a tecnologia MLPE apresenta melhores desempenhos na geração de energia. A tabela a seguir pode ser utilizada no cálculo do sistema:

Em alguns casos sistemas fotovoltaicos com microinversores e otimizadores de energia apresentaram em nossas instalações desempenhos melhores que os relatados aqui, como podem ser verificados no artigo: https://microgeracaofv.wordpress.com/2020/02/01/comparando-tecnologias-inversor-string-vs-microinversores-casos-reais/

Exemplo de Cálculo Completo

– Consumo Médio Mensal = 410,25 kWh

– Tipo de Fornecimento = Monofásico (30 kWh)

– HSP da Cidade = 4,53

Aplicando na fórmula:

– No caso de Inversor String/Convencional de Parede

Potência do Sistema Fotovoltaico = (410,25 – 30) / (4,53*0,75*30,41) = 3,68 kWp

– No caso de Inversor Otimizado ou Microinversores (MLPE):

Potência do Sistema Fotovoltaico = (410,25 – 30) / (4,53*0,85*30,41) = 3,24 kWp

Se escolhermos usar módulos fotovoltaicos de 410Wp:

– Com Inversor String serão necessários 9 módulos fotovoltaicos de 410Wp (Total de 3,69 kWp)

– Com Inversor Otimizado ou Microinversores serão necessários 8 módulos fotovoltaicos de 410Wp (Total de 3,28 kWp)

Precisa de ajuda com o dimensionamento e instalação do seu sistema solar fotovoltaico?

Claro, às vezes é mais fácil falar com um especialista que sabe como dimensionar um sistema solar e pode orientá-lo no processo de definição do layout de instalação no seu telhado. Quando estiver pronto, encorajamos você a solicitar um orçamento gratuito conosco para que possamos verificar novamente o seu tamanho, encontrar equipamentos compatíveis e garantir que o sistema funcione dentro de suas restrições (orçamento, espaço de telhado e compensação de energia) .

A maneira mais rápida de obter uma avaliação completa de suas necessidades de energia solar é ligar para (53) 3275-1222 ou entrar em  contato com um de nossos especialistas Cel./WhatsApp (53) 99906-7001 / (53) 92000-5258 / (53) 98434-7719. Adoraríamos ajudá-lo a projetar o seu sistema solar fotovoltaico conectado à rede perfeito para atender às suas necessidades de consumo.

Um comentário sobre “Quantos painéis solares fotovoltaicos você precisa para sua casa?

  1. Muito bom, tenho dúvida de com o fazer o requerimento na concessionária de energia elétrica ( Light), tem algu.a apostila para ensinar este tema?
    Quero começar neste ramo de fotovoltaico

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s