Atenção: É permitido adicionar mais módulos fotovoltaicos ao meu sistema solar no futuro?

Muitos vendedores de energia solar indicam que haverá oportunidades para adicionar painéis ao seu sistema nos anos futuros, mas a realidade é um pouco diferente, pois irá depender muito da tecnologia dos módulos e inversores que você instala hoje. Também será necessário atualizar seu projeto junto a concessionária de energia.

Dificuldades de Ampliação nos Inversores String/Parede/Convencionais

Para estes inversores convencionais pode ser possível adicionar novos módulos a uma string existente, mas eles precisam ser compatíveis com os módulos fotovoltaicos existentes, e a tensão da string ampliada ainda deve estar dentro das especificações do inversor. Mas por exemplo, os módulos fotovoltaicos que instalamos em anos passados tinham 250W e agora já a partir de outubro de 2020 estaremos instalando módulos fotovoltaicos de 500W. Tentar adquirir módulos antigos no Brasil é quase impossível e, mesmo quando podemos colocar as mãos em estoque antigo, geralmente são mais caros do que os novos.

Alternativamente, se o inversor tiver uma entrada sobressalente independente, os novos painéis podem ser adicionados como uma nova matriz separada, conectada à entrada não utilizada. Isso permite que o novo arranjo tenha especificações de tensão diferentes do arranjo existente.

Em alguns casos, você também pode desejar atualizar o inversor string ao mesmo tempo em que adiciona novos painéis. Isso pode ser porque você deseja um inversor maior, ou com mais entradas de string, ou um com funcionalidades aprimoradas disponível em inversores modernos.

Por estes motivos, fique atento aos itens mencionados acima quando um vendedor lhe informar que seu sistema com inversor string poderá ser ampliado futuramente simplesmente adicionando mais módulos fotovoltaicos quando quiser, pode não ser assim tão “simplesmente”.

Outra opção é adicionar um sistema completamente novo que fique ao lado do sistema existente. Vários instaladores notaram que esta é sua opção preferida, pois evita quaisquer problemas com o sistema existente. Aqui citamos a adição de sistemas com microinversores.

E como fica a ampliação para os sistemas com Otimizadores e Microinversores?

Graças à tecnologia MLPE, agora podemos contornar as limitações anteriores que tornavam tão difícil adicionar painéis a um sistema existente. Agora você pode expandir facilmente o seu sistema existente e adicionar painéis solares a um conjunto total adequado às suas necessidades de energia.

Para os sistemas com inversores otimizados podem ser instalados módulos de diferentes potências com otimizadores que estejam dentro das especificações permitidas pelo inversor e adequados aos novos módulos a serem instalados. Após a instalação do novo conjunto bastará atualizar no inversor os novos otimizadores.

Nos sistemas com microinversores devemos ter atenção a capacidade do cabo tronco que transporta a corrente alternada, a adição de um conjunto de microinversores e módulos não deve ultrapassar a máxima corrente permitida pelo cabo tronco. Caso a corrente exceda a máxima especificada é necessário instalar um novo circuito para o novo conjunto de microinversores e módulos. Os microinversores com mppts independentes permitem a adição de módulos de diferentes potências e especificações em cada entrada.

A instalação de painéis adicionais exigirá a obtenção de licenças adicionais ou o envio de documentação adicional de interconexão para sua concessionária?

Sim. Qualquer instalador com o qual você estiver trabalhando para um projeto de complemento deve estar ciente de quaisquer licenças ou requisitos de interconexão com a concessionária, bem como isto deverá fazer parte do custo geral do projeto de complemento.

ATENÇÃO: Qualquer alteração, modificação ou ampliação nas características dos diagramas ou do projeto deve ser encaminhada e comunicada de forma formal ao seu responsável técnico e a concessionária de energia elétrica. Estes procedimentos requerem um novo estudo de viabilidade técnica e precisam de nova aprovação do projeto para garantir a segurança, a qualidade das instalações elétricas e do fornecimento de energia.

Se você ainda não instalou um sistema e está apenas tentando planejar o futuro, há alguns pontos importantes a serem observados no que diz respeito à adição de painéis solares:

1.  Escolha um fabricante que já esteja estabelecido e que vai durar um certo tempo, mesmo que custe um pouco mais no início. Não tente apenas procurar o negócio mais barato ou você pode acabar pagando mais no longo prazo.

2.  Discuta o futuro com seu consultor. Deixe-os saber de suas preocupações e a possibilidade de querer adicionar ao seu sistema posteriormente. Dessa forma, você pode projetar um sistema que acomodará o crescimento futuro.

3.  Assim que você souber que suas necessidades elétricas aumentarão (ou seja, você está instalando uma banheira de hidromassagem, planejando ter filhos, etc.), amplie seu sistema. Quanto mais você esperar, maior será o risco de não conseguir atualizar com componentes compatíveis.

Nota:  Se você teve / tem painéis instalados com microinversores, os futuros problemas de ampliação serão bastante reduzidos. Uma vez que cada módulo fotovoltaico tem sua própria entrada no microinversor, adicionar mais painéis é mais uma consideração apenas de espaço e condutores adicionais. Microinversores compensam muito mais em casos como este.

Ainda confuso? A Delta Solar está à disposição para ajudá-lo!

Você está pensando em mudar para energia solar e ainda tem dúvidas? Podemos ajudá-lo a decidir qual sistema é melhor para você. Enquanto algumas empresas oferecem apenas um tipo de tecnologia solar para todos, personalizamos cada solução solar de alta qualidade para sua propriedade e seu orçamento.

Para todas as suas necessidades de energia solar, confie na Delta Solar. Comece hoje!

(53) 99906-7001 / (53) 98434-7719

Um comentário sobre “Atenção: É permitido adicionar mais módulos fotovoltaicos ao meu sistema solar no futuro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s