PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA SOLAR PARA SUA CASA

O armazenamento de energia chegou e é a próxima grande novidade para a indústria das energias renováveis. À medida que as tecnologias de armazenamento de energia chegam ao mercado, mais pessoas pensam em se desconectar da rede elétrica das concessionárias através do uso de baterias. Embora existam certas situações em que a saída da rede é possível (ou mesmo necessária), a maioria das baterias não é projetada para servir como sua única fonte de energia. Os sistemas de armazenamento atualmente fornecem mais valor quando os proprietários possuem sistemas solares conectados à rede elétrica e devem ser considerados como um produto de armazenamento da energia solar.

Vamos aos fatos?

Os proprietários de sistemas solares fotovoltaicos típicos conectados a rede elétrica de distribuição consomem menos de 50% da energia gerada por seu painel solar. Como tal, a indústria solar tem procurado freneticamente maneiras de permitir que os proprietários consumam mais de sua geração solar em outros momentos mesmo sem o Sol estar brilhando.

Embora instalar painéis solares na sua casa permitam reduzir drasticamente suas contas de energia elétrica e ajudam na conservação do nosso planeta, eles não armazenam o excesso de energia que você gera para uso posterior. A menos que você adicione um sistema com baterias.

O que acontece com o excesso de energia que é gerada pelo sistema solar conectado à rede e não é utilizada instantaneamente na sua casa?

Para aqueles proprietários de casas, que já possuem energia solar fotovoltaica conectada à rede, o excedente de energia gerada e não utilizada é injetada na rede da concessionária e retorna através de uma compensação na conta para o período de faturamento ou através de créditos para as contas posteriores. Esta energia excedente então, segue pela rede de distribuição e abastece seus vizinhos, melhorando a qualidade e confiabilidade da energia entregue naquela região que o sistema está conectado.  

E de acordo com as regulamentações vigentes essa energia excedente/exportada da casa é registrada pelo medidor bidirecional e por utilizar o sistema de distribuição da concessionária de energia sofre a incidência de algumas taxas e impostos que tem valores percentuais que variam de acordo com cada estado do Brasil.

Veja o exemplo da conta de um de nossos clientes que possui o sistema solar conectado na cidade de Pelotas/RS e recebe a compensação na conta por sua geração solar:

Conta de Energia Elétrica de um cliente da Delta Solar da cidade de Pelotas/RS

É possível que essa energia excedente que ao invés de ser injetada na rede da concessionária e sofre desvalorização no processo de troca seja armazenada para ser utilizada em outro momento quando necessária?

Sim, através de um sistema de armazenamento de energia, que também diminui o uso do sistema de distribuição da concessionária de energia, diminuindo o seu consumo de energia oriunda da concessionária e a quantidade de energia injetada reduzindo as taxas e impostos aplicados a sua conta. Veja o exemplo de uma curva de consumo ajustada com o armazenamento de energia.

Curva de Consumo Típica de um dia com Armazenamento de Energia

A figura com a curva de consumo de um dia típico mostra através das setas que o armazenamento da geração solar excedente pode ser armazenada para ser utilizada a noite por exemplo.

Como a ANEEL pretende alterar as taxas aplicadas aos novos consumidores com energia solar conectados à rede de distribuição a partir de 2021, cada vez mais as baterias solares serão um investimento inteligente para os proprietários.

Quais são os benefícios do armazenamento da energia?

Há muitos benefícios no armazenamento de baterias solares e, como o mercado está crescendo rapidamente, muitos acreditam que as baterias solares são a resposta para aumentar o número de residências movidas a energia solar.

Aqui vamos citar os quais consideramos os principais benefícios de um sistema de armazenamento de energia para sua casa:

– Energia quando você precisar: com uma bateria, a energia que seu sistema solar fotovoltaico gera e não é usada diretamente no momento de sua geração será armazenada. Você pode usar a energia armazenada à noite ou durante os períodos nublados quando estiver em casa sem precisar usar da concessionária.

– Segurança energética: a capacidade de armazenar energia permite que você seja menos dependente da concessionária de energia para obter energia adicional. Se você mora em um local que sofre frequentes quedas de energia, as baterias solares podem ajudar a isolá-lo das consequências do mau gerenciamento da rede.

– Solução silenciosa: ninguém quer ter que lidar com o barulho de um gerador à combustão ligado. Ao contrário de geradores barulhentos movidos a combustíveis fósseis, as baterias solares são silenciosas.

– Melhor para o meio ambiente: você obtém todos os benefícios da eletricidade instantânea sem a poluição local – tanto aos ruídos quanto ao ar – comparando com um gerador à combustão. Você também não precisa armazenar combustível inflamável ou explosivo em sua casa, para que possa desfrutar da sua casa e respirar com mais facilidade, literalmente.

– Contas de energia elétrica menores: o uso de sistemas de armazenamento solar também resulta em uma redução de sua conta de energia, porque você consome menos energia da rede elétrica da concessionária.

Se você decidiu recentemente usar a energia solar e está pensando em adicionar armazenamento de energia ao seu sistema, veio ao lugar certo. Embora as baterias solares possam oferecer um benefício econômico significativo para os proprietários de imóveis em determinadas situações, seu preço significa que elas não fazem sentido financeiro para todos. Por isso, a Delta Solar avalia seu consumo com equipamentos e ferramentas específicas para conseguir oferecer soluções de bateria que funcionam em conjunto com seu sistema de energia solar.

Fale com um de nossos especialistas sobre sua energia solar e o armazenamento de energia:

(53) 99906-7001 / (53) 98434-7719 / (53) 92000-5258

2 comentários sobre “PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA SOLAR PARA SUA CASA

  1. Perguntas, qto custa a mais essa bateria para armazenar energia com referência ao sistema tradicional? Qual a duração dessa bateria? Como descarta-la após sua vida útil? Não sou da área, mas tenho interesse em instalar um sistema fotovoltaico em casa…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s