Você sabe se seu sistema solar está funcionando corretamente? Gerando a energia que foi prometida?

Muitos proprietários de energia solar têm pouca ideia se o sistema solar no telhado está funcionando corretamente, e por isso algumas vezes nos solicitam orientações para verificar se seu sistema solar instalado por outra empresa está funcionando corretamente.

Os sistemas fotovoltaicos podem funcionar silenciosamente por anos sem problemas, mas não é incomum um problema desconhecido custar dinheiro. Se você não tiver certeza de como seus painéis solares estão funcionando, siga nossas etapas simples para fazer uma verificação rápida do seu sistema.

Aconselhamos estas seguintes etapas para verificação do seu sistema:

1º) Segurança em primeiro lugar

Lembre-se, primeiro da segurança. Não mexa em seus painéis solares ou inversores sem ter treinamento para isso pois os mesmos podem estar energizados. Alguns painéis podem ser alcançados a partir do solo, mas outros requerem acesso ao telhado. Não suba em seu telhado em nenhuma hipótese para mexer ou limpar seus painéis solares. Um passo em falso poderá facilmente acarretar um acidente grave com você e outras pessoas a sua volta. Há uma ótima razão para que os nossos instaladores passem pelo treinamento necessário e usem o equipamento de segurança certo quando trabalham nos telhados: a segurança em primeiro lugar!

Afaste-se e olhe para os seus painéis solares. Eles são brilhantes, não possuem brilho e estão sujos? Eles têm seiva de árvores, trepadeiras ou fezes de pássaros? Existem evidências de delaminação ou descamação plástica?

Geralmente, a sujeira não é um problema quando há chuvas regulares para lavar os painéis. No entanto, um acúmulo de seiva de árvores, poeira e fezes de pássaros durante um longo período de seca pode reduzir a produção dos painéis.

Observação: não recomendamos subir em escada ou no telhado para limpar seus painéis. Muitas pessoas por ano são internadas em hospitais devido a ferimentos graves relacionados à escada.

Considere utilizar uma mangueira do chão e molhar seu painéis, se não chover há algum tempo. Se a sujeira não se mexer, contrate uma empresa capacitada e com o equipamento de segurança certo para limpá-los para você.

As sombras são outras inimigas do seu sistema solar. Existe mais sombra agora do que quando seus painéis solares foram instalados? Uma árvore pode ter crescido ou uma antena, exaustor de teto ou uma nova estrutura foram instaladas.

Se os painéis são montados ou conectados em série, o que afeta um painel afeta a saída de todos eles. Isso significa que, se a sombra cair em um painel, reduzirá a saída de todos os painéis nessa ‘sequência’. Se você instalou sistema com microinversores ou otimizadores, o problema de sombreamento é restrito apenas ao painel afetado.

2º) Não confie na conta de energia elétrica que chega

Descobrimos que a maioria dos proprietários de energia solar usam sua conta para verificar se há algum problema – mas isso não é confiável. Observar a quantidade de dinheiro que você recebeu pela energia injetada/devolvida para concessionária não dá uma boa ideia do desempenho do seu investimento.

Sua fatura não mostra quanta energia foi produzida pelo sistema fotovoltaico no total ou quanto disso foi usado diretamente na casa – mostra apenas a quantidade de energia solar exportada para a rede e a quantidade de eletricidade que você consumiu. Além dos erros de faturamento que alguns concessionárias cometem nos primeiros meses após a instalação.

Se algo der errado no seu sistema e a saída for reduzida ou o inversor apresentar um erro e parar de funcionar, a energia da concessionária intervém silenciosamente para fornecer a energia, aumentando o seu consumo. Além disso, a produção de sistemas solares muda com as estações do ano, à medida que as horas de sol disponíveis aumentam ou diminuem. E com a mudança das estações, nossos padrões de uso doméstico também mudam. Portanto, as contas de eletricidade não são facilmente comparáveis.

3º) Visualize os dados do monitoramento do sistema ou verifique no próprio inversor algum problema

Todos os sistemas solares fotovoltaicos possuem sistema de monitoramento online, mas caso a sua empresa de instalação não tenha configurado, vá até seu inversor e observe se ele apresenta algum led vermelho acesso ou alerta e tente verificar a geração do sistema através do display do inversor, isso para sistemas de inversores tipo string/parede. Nos sistemas com microinversores alguns tipos de comunicadores possuem display para visualizar estas informações ou você pode acessar via plataforma online ou app específico.

Sistemas com microinversores e otimizadores de energia permitem verificar a geração módulo a módulo e possuem informações mais detalhadas de performance que facilitam qualquer tipo de verificação sobre o funcionamento e manutenção do sistema solar fotovoltaico.

Sistema de Monitoramento APsystems com 10 módulos fotovoltaicos.

Se você ainda não tem monitoramento ou constatou algum sinal de alerta no seu inversor solicite atendimento da sua empresa instaladora.

4º) Comparar os dados de geração do sistema com os valores prometidos

Quando o sistema foi instalado, o revendedor ou o instalador deveria lhe dar uma previsão estimada da produção do sistema solar para cada mês do ano.

Verifique os valores estimados com a saída real revelada no monitoramento através do inversor ou do aplicativo ou da interface da web (esses números geralmente não estão disponíveis na tela do inversor).

Podem ocorrer perdas com o inversor e o cabeamento, e o desempenho dos painéis é afetado pelas condições climáticas, estação do ano e pelo ângulo e direção dos painéis. Um sistema bem projetado e instalado minimiza essas perdas.

Os dados e gráficos online são mais detalhados e fáceis de entender e comparar com o desempenho esperado/estimado de seus sistemas. Eles podem fornecer uma produção mensal e anual de kWh.

O que significam esses números na tela do inversor ou da plataforma online de monitoramento?

DICA: Potência ou energia? A potência é medida em watts (W) ou quilowatts (kW). A energia é medida em quilowatt-hora (kWh). Se seu sistema solar está continuamente com 5kW de potência por um tempo de 60 minutos (1 hora), você produzirá 5kWh de energia.

Com acesso as informações de geração aconselhamos você comparar com o que lhe foi prometido, caso exista alguma divergência com o que lhe prometeram de geração ligue para sua empresa instaladora.

Então … agora você pode responder à pergunta … “Meu sistema solar está funcionando?”

Caso precise de mais alguma ajuda pode entrar em contato com a Delta Solar.

Exemplo de Sistema Fotovoltaico com acompanhamento da Delta Solar

Nós da Delta Solar sempre enviamos relatórios de geração aos nossos clientes para que eles verifiquem que estamos entregando o prometido e muitas das vezes mais do que isso.

Acesse aqui: Provando o valor da energia solar

É POR ISSO QUE NÓS DA DELTA SOLAR CONSEGUIMOS GARANTIR A SUA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO QUE PROJETAMOS E INSTALAMOS.

Na Delta Solar, mantemos nossa palavra, e mais importante, entregamos o prometido. Seu sistema solar será dimensionado e projetado para produzir em excesso e gerar acima das estimativas. Para ser preciso sobre a quantidade de energia limpa que sua casa pode gerar, a Delta Solar usa as ferramentas mais confiáveis e de ponta da indústria para projetar não apenas seu sistema, mas também para analisar e monitorar o potencial de energia da sua casa. E nós garantimos isso e o colocamos por escrito. Estamos tão confiantes na qualidade e no desempenho dos sistemas que já instalamos, que se um sistema nosso não fornecer o desempenho que prometemos iremos compensá-lo. Isso é garantia, isso é respeito pelo seu investimento e pela sua confiança em nossa empresa!

A Delta Solar, terá prazer em lhe fornecer um sistema sob medida para sua casa ou empresa utilizar o recurso solar em sua plenitude. Para obter mais informações, orçamento ou uma cotação gratuitos, entre em contato com a Delta Solar pelo telefone (53) 3026-5792 ou Whatsapp (53) 99906-7001 envie um e-mail para contato@deltasolar.com.br ou consulte www.deltasolar.com.br para obter mais detalhes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s