O MICROINVERSOR E O SOMBREAMENTO – UM MPPT PARA CADA MÓDULO E MAIS ENERGIA GERANDO

Com uma ampla variedade de opções solares disponíveis, a escolha para instalação no telhado pode ser confusa. Normalmente, os painéis solares são instalados com inversores String/Parede, mas recentemente houve um impulso para uma nova tecnologia com potência em nível de módulo (MLPE): microinversores e otimizadores de energia.

Então, o que é certo para você? A Delta Solar vai auxiliar na busca da resposta do que pode ser uma pesquisa demorada e destaca uma das vantagens dos microinversores.

O que são microinversores?

Os microinversores são os novos inversores de tecnologia no mercado e se tornam muito populares em um ritmo acelerado. Nos EUA, mais da metade de todas as novas instalações solares usaram micros.

Um microinversor é um inversor muito pequeno projetado para ser conectado diretamente a um único módulo fotovoltaico, par de módulos ou 4 módulos o que significa que cada módulo funciona independentemente do resto do sistema solar. Estes microinversores têm muitas vantagens em comparação com outros tipos de inversores e sua popularidade começa com a geração solar, a segurança e a facilidade de instalação, quando comparados aos sistemas de string/parede.

Os microinversores são melhores?

Os microinversores podem oferecer benefícios substanciais para os proprietários que desejam instalar um sistema solar, mais do que os inversores tradicionais string responsáveis por introduzir a tecnologia solar fotovoltaica em nossas casas, temos todo o respeito por estes e existem excelentes inversores string no mercado. Mas digamos que os microinversores sejam “uma evolução da tecnologia de inversores”.

A vantagem significativa dos microinversores que resultou neste artigo do nosso Blog, é que eles são projetados para geração e rastreamento no nível de módulo, uma vantagem distinta em relação aos sistemas de inversores string convencionais. Particularmente em qualquer ambiente onde o sombreamento representa um desafio, a capacidade dos microinversores de servir e monitorar independentemente o desempenho de cada painel garante a geração máxima ao longo do dia é ideal.

Conhecido como MPPT (Maximum Power Point Tracking), esse recurso permite que o microinversor rastreie a intensidade solar em tempo real, pois varia ao longo do dia, e tem a função de maximizar continuamente a potência fornecida pelo módulo fotovoltaico independente das condições de irradiância e temperatura, otimizando a produção de energia e proporcionando o maior rendimento possível do sistema.

Como o sombreamento dos módulos fotovoltaico afeta negativamente o desempenho do MPPT e pode comprometer a eficiência global do sistema, a análise das sombras é relevante para a otimização da produção de energia.

Obviamente, isso se traduz em melhor valor ao longo do tempo para os proprietários. Por exemplo, se um sistema solar estiver sombreado, parcialmente sombreado ou houver sujeira na matriz, a instalação poderá falhar ao produzir energia máxima. Os microinversores oferecem uma solução muito mais eficiente, pois um único microinversor controla de forma independente a geração de cada módulo fotovoltaico. Portanto, os outros módulos não afetados por sombra ou detritos ainda podem produzir energia ideal, independentemente do que possa estar acontecendo com os painéis solares vizinhos. Veja o exemplo de uma instalação da Delta Solar na Praia do Laranjal em Pelotas/RS com microinversores da APSystems QS1 que possuem um MPPT para cada módulo fotovoltaico:

Em comparação, no entanto, os inversores string/parede nestes casos de sombreamento são emparelhados; portanto, se houver sombra ou detritos em apenas um módulo do sistema, a produção de toda a instalação solar pode ser drasticamente reduzida.

Para exemplificar com o sistema da cidade de Pelotas da foto acima, com um cálculo rápido e básico podemos verificar que o sistema com microinversores apresenta uma potência instantânea de 3.226W. Caso este sistema estivesse instalado com um inversor string/parede convencional com uma entrada 1 MPPT apenas a potência instantânea seria de 2.088W, ou seja, estaria gerando menos 35,27% se comparado ao sistema com microinversores naquele momento. É importante mencionar que alguns algoritmos dos inversores string/parede atuais podem melhorar um pouco mais este desempenho juntamente com a tecnologia dos módulos fotovoltaicos atuais, mas para exemplificar a perda no sombreamento vale esta comparação. E se ao invés de sombra estivesse sobre o módulo sujeira acumulada? Basicamente podemos usar a mesma analogia.

Além de um sistema com desempenho mais eficiente, outros benefícios dos microinversores incluem:

  • Monitoramento: Os sistemas de microinversores são projetados para permitir o monitoramento individual por painel, o que, por sua vez, pode ajudar a informar os proprietários de painéis solares sobre os sistemas com baixo desempenho, para que eles possam fazer algo a respeito, em vez de permitir o potencial painéis de baixo desempenho passam despercebidos.
  • Confiabilidade: A maioria dos microinversores de alta qualidade passou por testes rigorosos em condições climáticas extremas.
  • Segurança aprimorada: Os microinversores convertem a energia CC em CA instantaneamente, eliminando a exposição à eletricidade CC de alta tensão.
  • Garantias mais longas: Normalmente, os microinversores têm uma garantia de 15 anos, contra 5 a 7 anos para inversores de string.
  • Melhor valor geral e investimento ao longo do tempo.

ATENÇÃO: é aqui que a qualidade entra em jogo, pois existem microinversores de baixa e alta qualidade. A escolha de um sistema de energia solar de alta qualidade que possa suportar condições climáticas extremas pode fazer toda a diferença na obtenção do valor do seu dinheiro com a instalação de um sistema solar. Além disso, é melhor evitar microinversores de baixa qualidade, pois esses sistemas costumam estar associados a altas taxas de falhas, como sempre, você recebe o que paga. Faça sua pesquisa, faça perguntas sobre a qualidade, a longevidade e o desempenho dos microinversores e insista em peças de qualidade que aumentem o valor da sua casa, sua segurança e sua satisfação.

Existem muitos benefícios para os microinversores, mas é importante considerar sua propriedade e suas necessidades solares. Se sua propriedade possui sombra considerável, os microinversores podem oferecer a melhor vantagem possível. Além disso, para a energia solar comercial, a capacidade de monitorar painéis individuais para obter uma saída ideal pode oferecer um valor exponencial ao longo do tempo.

Os microinversores são ideais para uso em locais sombreados porque sua arquitetura paralela melhora drasticamente o rendimento de energia em comparação com os sistemas de inversores String/Parede convencionais. Mas pensar que esse é o único uso para eles é entender mal as vantagens da tecnologia. Os microinversores são ideais para uso em todas as situações. De fato, sua versatilidade os torna a única tecnologia de inversor que pode ser usada em todas as situações, desde um único módulo até instalações em escala de utilidades.

Leia mais: DESCONSTRUINDO ALGUNS MITOS/FAKE NEWS SOBRE OS MICROINVERSORES

Infelizmente, nem todas as empresas de instalação solar oferecem microinversores de alta qualidade, e os clientes que desejam usar a energia solar precisam garantir que a empresa escolhida esteja equipada para fornecer as melhores instalações de painéis solares.

Ainda confuso? A Delta Solar está à disposição para ajudá-lo!

Você está pensando em mudar para energia solar e ainda tem dúvidas? Podemos ajudá-lo a decidir qual sistema é melhor para você. Enquanto algumas empresas oferecem apenas um tipo de tecnologia solar para todos, personalizamos cada solução solar de alta qualidade para sua propriedade e seu orçamento.

Para todas as suas necessidades de energia solar, confie na Delta Solar. Comece hoje!

(53) 98146-1005 / (53) 92000-5258 / (53) 99906-7001

contato@deltasolar.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s