DESCONSTRUINDO ALGUNS MITOS/FAKE NEWS SOBRE OS MICROINVERSORES

Há muito o que aprender sobre os sistemas solares fotovoltaicos com microinversores e espero responder a algumas perguntas de forma rápida para que você possa entender melhor esta tecnologia.

O microinversor é uma tecnologia nova e não comprovada?

Falso.

Os microinversores existem desde meados dos anos 90 e agora existem mais de 12 milhões de micros de várias marcas e modelos instalados em todo o mundo e a sua tecnologia evoluiu muito nos últimos anos. Antes de serem colocados à venda os equipamentos das mais importantes marcas passam por severos testes de durabilidade para garantirem o seu funcionamento nas condições mais extremas quando instalados em seu telhado.

Avanços adicionais estão sendo feitos o tempo todo e os microinversores agora podem ser considerados uma tecnologia bem compreendida e madura.

whatsmicro

A temperatura do telhado quente causa superaquecimento e falha dos microinversores?

Falso.

É certamente mais quente no telhado do que no chão à sombra, mas os microinversores são projetados especificamente para operar nessas condições. Assim como os equipamentos podem ser projetados para operar em todos os tipos de ambientes adversos nos setores marítimo, de mineração, automotivo, aeronáutico e espacial, os microinversores são projetados para suportar as temperaturas encontradas nos módulos solares.

Os microinversores de boa qualidade foram projetados para operar indefinidamente em temperaturas internas de até 85 graus Celsius. Na prática, os dados do inversor coletados em todo o mundo mostram que os microinversores raramente atingem essa temperatura durante a operação normal. De fato, dados de vários fabricantes mostram que temperaturas internas máximas entre 50 e 75 graus são típicas durante os meses de verão.

Outro fator para se considerar é que a eletrônica nos microinversores além da ótima qualidade de seus componentes também é totalmente revestida através do processo de Potting, o que significa que seus componentes são envoltos em compostos/resina, que fornecem características para ele se tornar um dispositivo robusto e duradouro. Ideal para condições brasileiras!

Há uma riqueza de dados teóricos e práticos para não apoiar este mito sobre o superaquecimento. Em nossas mais de 30 instalações com microinversores em nenhum momento os dispositivos se desligaram por superaquecimento pois somente utilizamos microinversores de qualidade de fabricantes reconhecidos no mercado mundial.

Os microinversores só são vantajosos se você tiver problemas de sombreamento?

Falso.

Os microinversores são ideais para uso em locais sombreados porque sua arquitetura paralela melhora drasticamente o rendimento de energia em comparação com os sistemas de inversores String/Parede convencionais. Mas pensar que esse é o único uso para eles é entender mal as vantagens da tecnologia. Os microinversores são ideais para uso em todas as situações. De fato, sua versatilidade os torna a única tecnologia de inversor que pode ser usada em todas as situações, desde um único módulo até instalações em escala de utilidades.

É comum observar que os sistemas com microinversores superam os sistemas convencionais String/Parede em até 7% quando instalados em uma matriz voltada para o norte, sem sombra. Com o tempo, a diferença de desempenho entre os sistemas aumenta devido à sujeira e envelhecimento dos módulos, principais dificuldades enfrentadas pelos sistemas convencionais. A energia extra produzida pelos sistemas de microinversores pode resultar em um retorno do investimento substancialmente mais rápido e eles também possuem uma maior vida útil.

projetos

Os inversores String/Parede convencionais são tão seguros quanto os microinversores?

Falso.

Os microinversores são muito mais seguros, uma preocupação primordial sob o ponto de vista atual dos padrões em evolução, destinados a proteger os proprietários de imóveis, equipes de emergência e outros que possam se aventurar no telhado. Por exemplo, quando um circuito em Corrente Alternada desliga sua tensão por algum motivo, cada unidade em uma matriz de microinversores executa sua própria função de desligamento rápido em apenas alguns milissegundos atendendo aos mais rigorosos requisitos de normas internacionais e bem abaixo do limite de 80 V geralmente considerado seguro para contato.

Desta forma, não há alta tensão em Corrente Contínua (o que ocorre com os inversores string convencionais com quase 1.000V dos módulos em série) correndo pelo telhado com uma matriz de microinversores. Além disso, quaisquer linhas de baixa tensão presentes estarão localizadas abaixo dos módulos solares, eliminando a possibilidade de contato durante a atividade no telhado. Essa segurança pelo projeto faz com que os microinversores sejam essencialmente “prova do futuro”, não apenas atendendo as rigorosas normas e códigos atuais, mas também antecipando e programando facilmente para atender às exigências de amanhã.

Os sistemas com microinversores são muito mais caros?

Falso.

Atualmente, os sistemas de microinversores de boa qualidade custam um pouco mais do que um inversor string/convencional de tamanho semelhante. No entanto, eles são apenas um componente de um sistema completo; portanto, o aumento geral no custo do sistema é relativamente modesto. Mesmo assim, você precisa colocar nesta avaliação os benefícios que esta tecnologia proporciona: a maior segurança, o melhor desempenho e as maiores garantias.

Se você quiser ver quanto pode economizar pelos próximos 25 anos com a energia solar solicite seu orçamento gratuito por aqui ou fale com um especialista da Delta Solar sobre as melhores soluções para você começar a gerar sua própria energia elétrica!

logo_atualizado2

(53) 3026-5792 / (53) 99906-7001

 

Um comentário sobre “DESCONSTRUINDO ALGUNS MITOS/FAKE NEWS SOBRE OS MICROINVERSORES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s