Você precisa conhecer: MONITORAMENTO EM NÍVEL DE MÓDULO (Energia Solar Não é Tudo Igual)

Nada é mais gratificante do que ver seu sistema solar em ação e assistir as economias financeiras e de energia continuarem a chegar na conta e através do seu sistema de monitoramento.

Na medida que mais e mais pessoas e empresas no Brasil estão procurando soluções em energia solar para alcançarem a economia em suas contas e contribuírem para a preservação do nosso planeta, os produtos MLPE (eletrônica de potência em nível de módulo) estão crescendo em popularidade. Em grande parte, porque os produtos MLPE são atraentes do ponto de vista de manutenção e de segurança, com recursos de desligamento rápido e diagnósticos detalhados. Os especialistas também observam que a energia criada pelos componentes de MLPE, como otimizadores de corrente contínua e microinversores, é mais segura que os sistemas string convencionais.

Saiba mais sobre MLPE aqui:

VOCÊ JÁ ESCOLHEU O INVERSOR DO SISTEMA SOLAR DA SUA CASA? INVERSOR STRING OU MICROINVERSORES: QUAL É A DIFERENÇA?

MICROINVERSORES: UM GRANDE AVANÇO NA TECNOLOGIA DA ENERGIA SOLAR

Os painéis solares são instalados no telhado ou em locais remotos, mas é o inversor que faz todo o trabalho real. A escolha de uma tecnologia de inversor sempre será a decisão mais crítica que você tomará quando usar a energia solar. Infelizmente, os sistemas solares convencionais (inversor string-parede) ainda não usam a conformidade com os requisitos futuros de redes inteligentes, desconexão automática de segurança no nível do módulo, proteção de desligamento rápido, monitoramento inteligente no nível do módulo, e etc. Embora a tecnologia e a topologia dos atuais inversores string tenham sido introduzidas por várias décadas, ele ainda não pode resolver muitos problemas existentes, como incompatibilidade no nível do módulo, ponto único de falha, alta tensão e alta taxa de falhas.

projetos

Estudo de Caso: “Verificando módulos fotovoltaicos defeituosos por imagens de infravermelho e comparando com os otimizadores de módulos”

Um trabalho de pesquisa recente, verificando módulos fotovoltaicos defeituosos por imagens de infravermelho e controlados por otimizadores de módulos realizado por pesquisadores do Centro Bávaro de Pesquisa de Energia Aplicada (ZAE Bayern) e do Instituto de Tecnologia de Materiais e Eletrônicos de Energia ( i-MEET) comparou a capacidade de geração de imagens por infravermelho e monitoramento em nível de módulo na identificação e localização de módulos com defeito.

A imagem infravermelha adquirida através da utilização de um drone é frequentemente usada para inspeção de qualidade de sistemas fotovoltaicos. Essa técnica pode revelar defeitos do módulo, como falhas em string causadas por circuitos abertos e curtos, falhas de bypass e outros defeitos. O objetivo do estudo foi entender a eficácia dessa técnica.

ModuleNível.png
Comparando a capacidade de geração de imagens por infravermelho e monitoramento em nível de módulo na identificação e localização de módulos com defeito.

Embora o estudo tenha demonstrado semelhanças significativas entre as descobertas fornecidas pelas imagens e os dados elétricos coletados no monitoramento no nível do módulo, a conclusão do estudo foi que o monitoramento no nível do módulo é mais preciso e eficiente.

Ambos os métodos identificaram falhas nos módulos fotovoltaicos, mas a imagem infravermelha tem limitações, pois não leva em consideração efeitos variáveis ​​e alterações temporais. Isso ocorre porque a imagem infravermelha oferece apenas um instantâneo singular para condições muito específicas sem fornecer dados contextuais relevantes, como o monitoramento no nível do módulo.

O monitoramento no nível do módulo detecta e registra falhas continuamente durante a operação e fornece dados adicionais sobre os níveis de potência e rendimento que permitem que a equipe de O&M planeje a estratégia de manutenção mais apropriada para gerenciar esses defeitos.

whatsmicro

SolarEdge

A solução de Inversor Otimizado da SolarEdge oferece monitoramento avançado e gestão do sistema fotovoltaico. Os otimizadores de potência rastreiam constantemente o Máximo Ponto de Potência (MPP) e reportam, em alta resolução, os dados sobre o desempenho do módulo.

A plataforma de monitoramento SolarEdge transforma o processo de O&M de manual e dispendioso para um serviço automatizado e imediato, garantindo que toda a planta esteja operando no melhor da sua capacidade o tempo todo.

A tecnologia SolarEdge oferece captação de energia superior e gerenciamento do módulo através da conexão dos otimizadores de potência a nível de módulo. A habilidade para conectar dois módulos a um otimizador, combinado com a conversão CC para CA e a integração à rede centralizada em um inversor fotovoltaico simplificado.

maxresdefault

Site: https://www.solaredge.com/br

Microinversores APsystems

A APsystems oferece os mesmos recursos de monitoramento em nível de módulo amplamente populares através do portal EMA on-line e em seu aplicativo móvel. O aplicativo EMA exibe a produção de energia do painel solar por dia e mês, bem como o desempenho atual módulo a módulo.

O aplicativo também possui uma ferramenta de seleção de data que exibe o desempenho no nível do módulo em uma data e hora específicas para um monitoramento ainda mais aprofundado.

Na exibição do módulo, os usuários podem selecionar um módulo específico para exibir detalhes, esses recursos do aplicativo EMA oferecem aos proprietários de sistemas solares ainda mais maneiras de monitorar o desempenho do sistema, solucionar problemas e até mostrar sua independência energética aos amigos.

EMA-module-monitoring-screenshots
APP EMA da APsystems
download
Portal EMA da APsystems

Site: https://apsystems.com/

Se você quiser ver quanto pode economizar pelos próximos 25 anos com a energia solar solicite seu orçamento gratuito por aqui ou fale com um especialista da Delta Solar sobre as melhores soluções para você começar a gerar sua própria energia elétrica!

logo_atualizado2

(53) 3026-5792 – TELEFONE FIXO

(53) 99906-7001 / (53) 98416-3009 / (53) 98146-1005 – WHATSAPP

CONTATO@DELTASOLAR.COM.BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s