Estudo de Caso: Expandindo um sistema solar fotovoltaico com microinversores

Expandir a capacidade do sistema solar fotovoltaico é simples usando a tecnologia dos microinversores devido a sua modularidade. Já os sistemas solares convencionais com inversores String/Parede são tipicamente mais restritos ao expandir.

Motivos para expandir seu sistema solar

Existem algumas razões pelas quais você pode decidir expandir seu sistema, se qualquer um desses motivos comuns se aplicar a você e sua casa, você é um bom candidato para uma atualização solar:

  • Os painéis solares se pagam com o tempo, então às vezes é mais fácil expandir um sistema lentamente para diminuir o custo inicial de investimento. Na maioria dos casos, faz sentido instalar inicialmente um sistema conservador por razões financeiras ou outras. Uma vez que seus painéis se pagam, você estará em uma boa posição financeira para investir em mais painéis.
  • Você aumentou seu consumo de eletricidade. Em muitos casos, você pode ver um aumento no uso de eletricidade depois de instalar seus painéis solares. O pensamento de produzir eletricidade “gratuita” tende a tornar os clientes de energia solar menos preocupados em relação ao uso de energia. Se você começar a deixar as luzes acesas com mais frequência, convém instalar mais painéis para contabilizar o uso adicional.
  • Você ampliou sua casa. Se você adicionar um ou dois quartos extras à sua casa ou reformar, sua conta de eletricidade provavelmente aumentará também. A adição de mais painéis solares pode minimizar o aguilhão financeiro da expansão da sua casa.
  • Para continuar enquadrado no sistema de compensação atual (REN 482/2012). A ANEEL está em processo de revisão da REN 482/2012 e durante uma das audiências realizadas, a agência sinalizou que o consumidor que possui o sistema instalado ou pretende instalar/ampliar ainda em 2019, terá o direito garantido de continuar com o modelo atual por 25 anos.

whatsmicro

Estudo de Caso: Ampliação de Sistema Solar Fotovoltaico com Microinversores / Pelotas-RS

Nosso cliente da cidade de Pelotas-RS no ano de 2018 nos procurou solicitando uma solução que permitisse a expansão do sistema solar conforme suas necessidades de consumo aumentassem, tudo a partir de um custo de investimento inicial menor, mas com equipamentos de alta performance e qualidade. A solução ideal para ele foi a utilização dos microinversores da APSYSTEMS.

Layout_Vagner
Projeto Inicial – 2 módulos fotovoltaicos 325W e 1 microinversor 500W

Neste primeiro momento instalamos um sistema com 2 módulos fotovoltaicos da CANADIAN SOLAR de 325W (total de 650Wp) e 1 microinversor da APSYSTEMS de 500W com sistema de monitoramento que permitiu nosso cliente avaliar bem a qualidade e capacidade inicial do seu sistema.

projeto2
Ampliação 1:  4 módulos fotovoltaicos 325W e 2 microinversores 500W

Alguns meses após a primeira instalação e com uma boa economia já obtida na sua conta, ele decidiu ampliar o sistema em mais 4 módulos fotovoltaicos da CANADIAN SOLAR de 325W e mais 2 microinversores da APSYSTEMS de 500W, assim seu sistema assumiu uma capacidade total de 1,95kWp em módulos fotovoltaicos com 1,5kW em microinversores. O projeto de ampliação foi enviado para a análise na concessionária de energia e após sua nova aprovação e vistoria pode ser colocado em funcionamento a expansão.

Projeto_Inicial_Ampliacao

Agora no ano de 2019, nosso cliente novamente solicitou uma nova ampliação, com o objetivo de atender uma outra unidade consumidora que ele possui em seu nome. Desta vez, instalamos mais 2 módulos da CANADIAN SOLAR de 330W e mais 1 microinversor da APSYSTEMS de 500W, alterando seu sistema para uma potência em módulos de 2,61kWp com 2,0kW de microinversores, resultando numa capacidade de geração mensal média de 280 kWh. O projeto novamente foi enviado para análise da concessionária e após a aprovação e vistoria colocado em funcionamento a parte da ampliação.

Amplia_Fim_Vagner

O sistema com microinversores da APSYSTEMS é fácil de expandir a qualquer momento. Depois de instalar os microinversores e módulos fotovoltaicos adicionais ao telhado do cliente em cada etapa, foi necessário apenas introduzir os novos números de identificação dos microinversores na plataforma de monitoramento para que o cliente continuasse com o acesso a geração de cada módulo.

Conclusão

Energia Solar não é tudo igual. A tecnologia que utiliza microinversores permite que você comece a gerar sua própria energia a partir do Sol com um menor investimento inicial e aumente o sistema conforme as suas necessidades exigirem. A modularidade, a maior segurança, o melhor desempenho (com relação à sombras, sujeira e degradação dos módulos fotovoltaicos) e as garantias mais longas são as principais características dos sistemas com microinversores. Solicite seu orçamento com a Delta Solar e saiba mais!

Conta_Solar

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s