CHECKLIST: Como fazer para comparar diferentes orçamentos de energia solar?

Quanto mais você olha para a energia solar, mais você deve perceber um princípio da maior importância: os painéis solares, inversores e empresas de energia solar não são iguais. Além do preço e da produção de energia de um sistema, você deve considerar a qualidade geral, as garantias relevantes, a certificação e capacitação dos instaladores e os recursos adicionais de segurança que ajudarão você a perceber os benefícios da adição de energia solar à sua residência. Em última análise, o equipamento solar de maior qualidade e melhor instalado não é apenas mais seguro, mas deve durar consideravelmente mais do que os demais modelos, que tendem a ter garantias mais curtas e a empresa pode nem estar por perto para honrar o período de garantia.

Todas as empresas de energia solar irão dizer-lhe a mesma coisa, ou seja, uma vez que você tenha instalado o sistema de energia solar, além de limpeza e manutenção ocasionais, é um sistema de ajuste e esquecimento. Mas não perca o contexto aqui. É um sistema de ajuste e esquecimento se a qualidade dos componentes e a instalação forem de alta qualidade. E com isso, não limite sua imaginação a usar somente painéis solares de melhor qualidade, há mais escolhas para fazer.

whatsmicro

Vamos fixar alguns aspectos que fazem um bom sistema de energia solar, os 6 pontos mais importantes que você deve saber para fins de comparações.

1. A capacidade instalada e o número de módulos fotovoltaicos

Se você comparar apenas o preço final da cotação, não estará levando em conta o tamanho do sistema que estão lhe oferecendo. Por outro lado, se você olhar o preço por capacidade instalada, ou seja, o que cada Watt Pico (Wp) está lhe custando, você pode fazer uma comparação real. Você não pode comparar peras com maçãs. É necessário colocar as cotações no mesmo termo para poder avaliar qual delas é a melhor para você.

Por exemplo 2 cotações com módulos fotovoltaicos de um mesmo fabricante:

Cotação 1 = 20 módulos de 330W = Potência Instalada 6,60 kWp, Eficiência dos Módulos = 16,97%

Cotação 2 = 20 módulos de 365W = Potência Instalada 7,30 kWp, Eficiência dos Módulos = 18,80%

A Cotação 2 provavelmente terá um custo maior por estar oferecendo uma potência maior com maior eficiência, aproveitando melhor a área para instalação.

2. Quantos módulos fotovoltaicos eu preciso?

Muito provavelmente você receberá propostas com estimativas de geração de energia diferentes. Essas diferenças poderão estar relacionadas com a tecnologia proposta para os módulos fotovoltaicos e inversores, também a sua localização, a inclinação e orientação do seu telhado e aos dados de radiação solar utilizados. Desconfie de orçamentos que ofereçam uma estimativa de geração muito acima dos demais ou economias não coerentes, isso pode estar ligado à falta de experiência da empresa no mercado (sem sistemas instalados na sua localidade), ao uso de métodos de cálculos não corretos para estimativa ou querendo criar uma vantagem que não existe.

Certifique-se de que elas estão oferecendo o que você precisa. Seu consumo médio deve ser o mais próximo possível da geração do sistema, para que você possa ver uma economia substancial em sua conta de energia elétrica. Se você tiver menos capacidade do que a energia que consome, será muito difícil criar economias significativas e levará um tempo maior para recuperar seu investimento.

3. A qualidade dos componentes do sistema

Uma boa proposta deve especificar cada um dos seus componentes e marcas. Peça que especifiquem a marca e o modelo dos componentes em sua proposta. Se a cotação não especificar a marca e o modelo dos componentes, você corre o risco de receber componentes de baixa qualidade que não garantem uma longa vida útil ao sistema.

4. As garantias dos equipamentos são cruciais

Existem diversos fabricantes no mercado e os mesmos oferecem diferentes prazos de garantia. Por exemplo os inversores possuem garantias que variam de 5 até 25 anos. Além do período compreendido para a garantia verifique se o fabricante/fornecedor tem tempo de mercado e estabilidade para no futuro estar presente se você precisar.

5. A garantia do serviço de instalação

Investigue quantos sistemas solares fotovoltaicos esta empresa já projetou e instalou na sua região e qual a qualificação da sua equipe. Peça a indicação de clientes já atendidos e se achar necessário tire dúvidas sobre a instalação e o pós-venda com os clientes desta empresa. Empresas qualificadas recebem boas avaliações de seus clientes. Opte por empresas da sua região ou com capacidade comprovada para lhe atender independente da distância.

6. Quais são os canais de comunicação da empresa

Você conhece as formas de contatar a empresa de energia solar responsável por sua instalação, se ela tem escritório ou loja física, telefone, e-mail, canais de atendimento. Cuidado com empresas de fundo de quintal ou que só existem no mundo virtual.

projetos

Não compare “Maçãs com Peras”

Por exemplo, uma empresa pode usar painéis solares de alta qualidade, mas economizar no inversor de frequência, nos condutores e dispositivos de proteção elétrica na esperança de que o nome do fabricante do painel ofusque você e você ignore os outros componentes. Ao comparar sistemas fotovoltaicos, faça isso de forma componente por componente – e faça perguntas sobre por que a marca X é melhor que a marca Y – onde há diferenças.

Dicas finais, peça um orçamento e receba um checklist

Como qualquer outro investimento é importante que você enumere estes e outros pontos que achar importante para sua tomada de decisão. Após fazer uma análise dos equipamentos e da empresa que realizará sua instalação solar você estará pronto para fazer uma escolha inteligente de gerar sua própria energia elétrica.

Investir em um sistema fotovoltaico pode ser uma maneira interessante de adotar a revolução da energia verde, ao mesmo tempo em que economiza dinheiro em contas de energia, mas a diferença na qualidade torna essencial que você faça a devida diligência. Embora às vezes seja tentador escolher a opção mais barata disponível, o equipamento solar de qualidade, que oferece segurança adicional, economia de custos e tranquilidade, pode fazer com que esta economia inicial no investimento seja pequena em comparação no longo prazo. Um sistema de maior qualidade terá um melhor retorno do investimento devido à maior produção de energia e sua maior vida útil.

Para obter mais informações sobre ter seu próprio equipamento solar instalado, entre em contato com os especialistas da Delta Solar e receba um checklist para comparação.

logo_atualizado2

Tel. Fixo: (53) 3026-5792

WhatsApp: (53) 99906-7001 / (53) 98416-3009 / (53) 98146-1005

Anúncios

7 comentários sobre “CHECKLIST: Como fazer para comparar diferentes orçamentos de energia solar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s