Quais as etapas para regularização do seu sistema solar fotovoltaico conectado à rede da concessionária de energia elétrica (microgeração)?

Há uma série de etapas importantes ao longo do caminho para a instalação do seu sistema solar fotovoltaico: obter orçamento, escolher a tecnologia e equipamentos, selecionar a empresa instaladora e a instalação propriamente dita. Indiscutivelmente, o passo mais importante é conectar seu sistema de energia solar à rede de distribuição da concessionária de energia.

Por que é importante a regularização do seu sistema solar fotovoltaico?

A regularização do sistema de microgeração fotovoltaica é uma etapa obrigatória que tem por objetivo garantir a segurança e a qualidade da energia gerada pelos equipamentos. Somente através deste processo de regularização que a concessionária de energia elétrica irá permitir sua participação no sistema de compensação por meio da REN 482/2012 da ANEEL, permitindo que você receba a redução dos valores a serem pagos diretamente na sua conta de energia elétrica. Todos os sistemas de microgeração fotovoltaica que irão se conectar à rede de distribuição da concessionária de energia necessitam ter o projeto elétrico aprovado por escrito e em vistoria de acordo com as normas e regulamentações vigentes. É necessário que um profissional qualificado e capacitado seja o responsável técnico pela escolha e dimensionamento dos equipamentos com emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

A maioria das instalações de painéis solares no Brasil está conectada à rede, já são mais de 50 mil sistemas fotovoltaicos conectados em nosso país. Com sistemas vinculados à rede, você pode extrair energia da rede elétrica quando o seu sistema de painéis solares não estiver produzindo eletricidade. Além disso, você pode complementar suas necessidades de energia com eletricidade da rede quando o sol estiver brilhando caso você estiver usando mais eletricidade do que os seus painéis solares estão produzindo. Quando seus painéis solares geram mais eletricidade do que você está usando, o excesso de quilowatts-hora (kWh) é exportado para a rede, aí então, você receberá créditos por essa eletricidade e poderá aplicar para uma futura conta de energia elétrica.

whatsmicro

Embora seja possível instalar um sistema de painéis solares isolado (Sistema Off Grid) e evitar completamente o processo de conexão com a concessionária de energia, muitas vezes não é econômico fazê-lo. Para a propriedade residencial média, sair da rede com energia solar requer várias baterias para armazenar energia. Os preços das baterias estão caindo, no entanto, adicionar várias baterias ao seu sistema com o objetivo de cortar sua conexão à rede da concessionária irá adicionar mais custos para sua instalação solar. Enviar sua energia solar excedente para a rede e confiar na rede quando o sol não está brilhando é a opção mais econômica.

A figura a seguir resume as etapas para regularização do sistema de microgeração fotovoltaica:

etapas
Fonte: ANEEL.

ATENÇÃO: O sistema de microgeração fotovoltaica somente pode ser colocado em funcionamento para geração de energia elétrica após a instalação do medidor bidirecional pela concessionária de energia.

ATENÇÃO: Qualquer alteração, modificação ou ampliação nas características dos diagramas ou do projeto deve ser encaminhada e comunicada de forma formal ao seu responsável técnico e a concessionária de energia elétrica. Estes procedimentos requerem um novo estudo de viabilidade técnica e precisam de nova aprovação do projeto para garantir a segurança, a qualidade das instalações elétricas e do fornecimento de energia.

projetos

Sistemas Solar Fotovoltaicos Clandestinos podem ser desconectados da rede de distribuição? Sim. Conforme inciso I do § 1º do art. 170 da Resolução Normativa nº 414/2010, a distribuidora deve suspender imediatamente o fornecimento caso fique caracterizado que a geração prejudica o atendimento a outras unidades consumidoras, apontando risco iminente de danos a pessoas, bens ou ao funcionamento do sistema elétrico.

Qual deve ser o procedimento da distribuidora caso o consumidor conecte a microgeração antes da realização da vistoria e aprovação do ponto de conexão? Inicialmente cabe destacar que o caput do art. 12 da Resolução Normativa nº 482/2012, combinado com o art. 170 da Resolução Normativa nº 414/2010, caracterizam a conexão de geração distribuída pelo consumidor sem que sejam observadas as normas e padrões da distribuidora como potencial ameaça à segurança na unidade consumidora e fonte de risco iminente de danos a pessoas, bens, ou ao funcionamento do sistema elétrico. Dessa forma, para tal situação, a distribuidora deve seguir os procedimentos estabelecidos no Capítulo XI da Resolução Normativa nº 414/2010 para proceder com a recuperação do consumo supostamente não faturado. Adicionalmente, o art. 171 da Resolução Normativa nº 414/2010 faculta à distribuidora suspender o fornecimento por razões de ordem técnica ou de segurança na unidade consumidora, precedida da notificação prevista no art. 173. Tal possibilidade também está amparada pelo item 4.1 da seção 3.5 do Módulo 3 do PRODIST, que também se aplica para os casos de micro e minigeração distribuída.

Qual deve ser o procedimento da distribuidora caso identifique que o consumidor conectou a microgeração sem ter solicitado o acesso? É importante destacar que tal situação é grave, pois, além de colocar em risco a segurança das pessoas e instalações de outros consumidores, caracteriza em ação intencional do consumidor para desvirtuar o faturamento da unidade. Por isso, a distribuidora deve suspender imediatamente o fornecimento de energia, nos termos do art. 170, além de adotar os procedimentos estabelecidos no Capítulo XI da Resolução Normativa nº 414/2010, para proceder com a recuperação do consumo supostamente não faturado.

Esperamos que estas informações sobre as etapas de regularização da sua instalação fotovoltaica tenham sido uteis. Nossos engenheiros e técnicos estão a sua disposição, caso você tiver dúvidas, não hesite em fazer contato pelo nosso e-mail: contato@deltasolar.com.br ou telefones (53) 3026 – 5792 / (53) 99906 – 7001 / (53) 98416-3009 / (53) 98146-1005.

Nós garantimos sua geração solar

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s