Fique de Olho: Não deixe ninguém pisar nos seus módulos fotovoltaicos

Seus módulos fotovoltaicos no telhado são feitos para absorver os raios do sol e não o peso de um instalador. Caminhar ou ajoelhar-se no seu módulo fotovoltaico pode não causar a quebra do vidro ou danos visíveis, mas pode criar microfissuras (pequenas rachaduras) nas células fotovoltaicas que levam a queda de rendimento do módulo ao longo do tempo.

As células fotovoltaicas são feitas de uma camada muito fina de silício (em torno de 150 micrômetros), tornando-as altamente frágeis. É por isso que os módulos solares recebem um revestimento de vidro exterior temperado que os protege do meio ambiente. Ainda assim, problemas podem acontecer, ignorando a cobertura de vidro. Microfissuras danosas nem sempre são visíveis ao olho humano. Um teste de eletroluminescência (EL) é necessário para detectar microfissuras em uma célula solar.

projetos

O Laboratório Nacional de Energia Renovável dos EUA (NREL), produziu um vídeo mostrando os danos invisíveis de andar em um painel solar:

 

As principais causas das microfissuras são:

Fabricação: Às vezes os módulos fotovoltaicos vêm da fábrica com microfissuras. Altas temperaturas usadas durante a soldagem de barramentos e processos de laminação criam estresse nas células que podem causar microfissuras. Um fabricante confiável que executa testes rigorosos de garantia de qualidade não deve enviar módulos com microfissuras.

Cargas mecânicas e montagem inadequada: Um módulo solar é projetado para suportar uma carga mecânica de até 5.400 Pa. No entanto, essa carga varia dependendo de onde e como o módulo foi fixado. Grampos instalados em um local mais fraco do módulo podem fazer com que a resistência da carga seja tão baixa quanto 2.400 Pa (50 psf). Se um instalador usa os locais de montagem errados, as células podem sofrer não apenas microfissuras, mas também o vidro pode quebrar.

Erro do instalador: Instaladores negligentes podem andar ou aplicar uma força forte na superfície do módulo durante a instalação, sem perceber que podem causar microfissuras. Comportamento descuidado pode enfraquecer seriamente o desempenho do painel e levar a clientes insatisfeitos.

Sem título
Não pise ou sente-se nos módulos.

 

ELCD-test-defect-cells
Um teste de eletroluminescência (EL) é necessário para detectar microfissuras em uma célula solar.

Depois que uma célula fotovoltaica é quebrada, o efeito na saída de energia do painel solar torna-se cada vez pior ao longo dos anos. As mudanças de temperatura associadas ao dia e à noite causam expansões térmicas e contrações que ajudam a separar os materiais ao redor da rachadura. Em suma, não ande e nem permita ninguém andar sobre seus módulos fotovoltaicos se você deseja o melhor retorno para seu investimento.

Garanta o retorno máximo ao seu investimento com segurança, nossos engenheiros e técnicos estão a sua disposição, caso você tiver dúvidas, não hesite em fazer contato pelo nosso e-mail: contato@deltasolar.com.br ou telefones (53) 3026 – 5792 / (53) 99906 – 7001.

Nós garantimos sua geração solar

logo_atualizado2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s