Microinversores: Um Grande Avanço na Tecnologia da Energia Solar

Se você já está mais familiarizado com a tecnologia de energia solar, provavelmente já sabe que há dois componentes principais necessários para gerar energia elétrica a partir do sol. Simplesmente colocar um painel fotovoltaico no seu telhado e passar os fios até a sua casa não dará certo, pois não é assim que funciona o sistema.

Para converter a corrente contínua dos painéis em eletricidade utilizável, é necessário um inversor, que é um equipamento eletrônico que converte a corrente contínua proveniente do arranjo dos módulos fotovoltaicos em corrente alternada que é a apropriada para alimentar a maioria dos eletrodomésticos e outros equipamentos utilizados nas residências (Saiba como funciona a energia solar para sua casa).

Leia também:

VOCÊ JÁ ESCOLHEU O INVERSOR DO SISTEMA SOLAR DA SUA CASA? INVERSOR STRING OU MICROINVERSORES: QUAL É A DIFERENÇA?

projetos

O que são os Microinversores?

Os microinversores são os novos inversores de tecnologia no mercado e se tornam muito populares em um ritmo acelerado. Nos EUA, mais da metade de todas as novas instalações solares usaram micros. Bem, então um microinversor é um inversor muito pequeno projetado para ser conectado diretamente a um único módulo fotovoltaico ou par de módulos, o que significa que cada módulo ou par de módulos funciona independentemente do resto do sistema solar. Estes microinversores têm muitas vantagens em comparação com outros tipos de inversores e sua popularidade começa com a geração solar, a segurança e a facilidade de instalação, quando comparados aos sistemas de string e até com otimizadores.

thumb-magnolia
A primeira vantagem está na geração e rastreamento no nível de módulo.

A primeira vantagem está na geração e rastreamento no nível de módulo, uma vantagem distinta em relação aos sistemas de inversores string convencionais. Particularmente em qualquer ambiente onde o sombreamento representa um desafio a capacidade dos microinversores de servir e monitorar independentemente o desempenho de cada painel garante a geração máxima ao longo do dia. Enquanto isso, uma única sombra ou até mesmo resíduos de poeira reduziria a produção em toda uma string em sistemas convencionais.

Esta produção de energia distribuída também significa que não há um único ponto potencial de falha na matriz. Mesmo se um componente cair, o restante da matriz ainda funcionará com a energia máxima. Compare isso com um sistema de strings em que, novamente, um único problema técnico pode afetar grupos inteiros de módulos.

Outro ponto de distinção frequentemente negligenciado para os microinversores é o desempenho com pouca luz. Com uma tensão de inicialização mais baixa do que os sistemas de string, os arranjos de microinversores começarão a produzir energia no início do dia e estenderão essa produção até o crepúsculo – otimização incorporada que combina tecnologia com o ciclo diurno, onde quer que você viva.

module-view
O monitoramento individual de cada módulo mostrará se uma matriz não estiver funcionando como o esperado.

Se uma matriz de módulos fotovoltaicos não estiver funcionando como o esperado, o monitoramento individual de cada módulo mostrará, pois o sistema de monitoramento dos microinversores mostrará qual painel (s) está com defeito e pode até enviar um alerta de e-mail imediato.

 

whatsmicro

Os microinversores também são extremamente seguros, uma preocupação primordial sob o ponto de vista atual dos padrões em evolução, destinados a proteger os proprietários de imóveis, equipes de emergência e outros que possam se aventurar no telhado. Por exemplo, quando um circuito em Corrente Alternada desliga sua tensão por algum motivo, cada unidade em uma matriz de microinversores executa sua própria função de desligamento rápido em apenas alguns milissegundos atendendo aos mais rigorosos requisitos de normas internacionais e bem abaixo do limite de 80 V geralmente considerado seguro para contato.

Desta forma, não há alta tensão em Corrente Contínua (o que ocorre com os inversores string convencionais com quase 1.000V dos módulos em série) correndo pelo telhado com uma matriz de microinversores. Além disso, quaisquer linhas de baixa tensão presentes estarão localizadas abaixo dos módulos solares, eliminando a possibilidade de contato durante a atividade no telhado. Essa segurança pelo projeto faz com que os microinversores sejam essencialmente “prova do futuro”, não apenas atendendo as rigorosas normas e códigos atuais, mas também antecipando e programando facilmente para atender às exigências de amanhã.

Atendendo aos padrões regulatórios mais recentes, os microinversores mostraram sua confiabilidade em ambientes desafiadores, com faixas de temperatura extremas e em todas as aplicações concebíveis em cada continente. Microinversores continuam a ser um dos segmentos de crescimento mais rápido na indústria solar e continuarão a ser nos próximos anos.

Se você quiser ver quanto pode economizar pelos próximos 25 anos com a energia solar solicite seu orçamento gratuito por aqui ou fale com um especialista da Delta Solar sobre as melhores soluções para você começar a gerar sua própria energia elétrica!

logo_atualizado2

(53) 3026-5792 – Telefone Fixo

(53) 99906-7001 / (53) 98416-3009 / (53) 98146-1005 – WhatsApp

contato@deltasolar.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s