A importância da limpeza dos seus painéis solares

Quando alguém recebe uma nova instalação solar no seu telhado, sempre nos perguntam “Com que frequência eu preciso limpar meus painéis solares?”. Depois de instalado seu sistema de energia solar, é importante mantê-lo para garantir que ele continue funcionando com segurança e eficiência. Aqui estão algumas dicas sobre manutenção e limpeza de seus painéis solares.

Os painéis solares são construídos para suportar uma exposição constante a diversos elementos e condições climáticas, mas, de tempos em tempos, eles precisam ser limpos para manter a máxima eficiência. Se você mora em uma área seca ou onde a inclinação do painel é mínima, poeira e outras substâncias, tais como excrementos de pássaros podem se acumular ao longo do tempo e impactar negativamente na geração de energia.

RoverStill2_040804150013 (1)
O sucesso da longevidade do rover na paisagem marciana foi graças aos extraordinários painéis solares.

Os painéis solares funcionam bem, mesmo quando sujos, como exemplo podemos citar os rovers da NASA que demonstraram isso em Marte. Os rovers são pequenos veículos geológicos, equipados com diversos instrumentos modernos de exploração do meio ambiente, capazes de se locomover em Marte. Com um período de vida esperado de seis meses, quando lançado pela primeira vez em 2004, o sucesso da longevidade do rover na paisagem marciana foi graças aos extraordinários painéis solares, que mantiveram o rover alimentado, apesar das grossas camadas acumuladas de pó vermelho.

Portanto, não manter os seus painéis solares limpos, não impedirá que eles produzam energia, mas se você quiser manter a taxa máxima de economia na sua conta de energia elétrica, é recomendável uma limpeza periódica.

A perda anual na geração de energia elétrica devido à sujeira acumulada nos módulos pode ser substancial. Dependendo da realidade local, os valores variam de 5,2 a 17%. Em casos extremos, podem ocorrer valores mais altos, na ordem de 25%. A limpeza regular dos módulos fotovoltaicos é, portanto, essencial. Sem a limpeza adequada da superfície, o desempenho do sistema solar fotovoltaico e a economia gerada ao seu proprietário podem cair drasticamente ao longo prazo.

projetos

 Segurança em primeiro lugar

Há uma série de coisas que você precisará considerar quando se trata de segurança. Limpar um painel solar envolve a introdução de água em um sistema elétrico, tipicamente localizado no alto de um telhado. A primeira recomendação que podemos lhe dar é que você nem tente fazer, a menos que seja treinado para trabalhar em alturas, usando o equipamento de segurança certo e tenha todas as instruções necessárias do fabricante e instalador.

Lembre-se, primeiro da segurança. Alguns painéis podem ser alcançados a partir do solo, mas outros requerem acesso ao telhado. Não suba em seu telhado, a menos que você tenha treinamento e o equipamento de segurança certo.

Um passo em falso poderá facilmente acarretar um acidente grave com você e outras pessoas a sua volta. Há uma ótima razão para que os nossos instaladores passem pelo treinamento necessário e usem o equipamento de segurança certo quando trabalham nos telhados: a segurança em primeiro lugar!

Algumas dicas:

Segurança primeiro – Antes de inspecionar seus painéis, recomendamos desligar o sistema. As instruções podem ser encontradas nos esquemas fornecidos após a instalação. Mas lembre-se de que o cabeamento do telhado ainda estará vivo e pode transportar tensões perigosas. Você não pode desligar o Sol!

  • Execute uma inspeção visual dos painéis primeiro;
  • Para reduzir o potencial de choque elétrico e térmico, recomendamos a limpeza dos módulos fotovoltaicos durante o horário da manhã ou da tarde, quando a radiação solar é baixa e os módulos são mais frios, especialmente em regiões com temperaturas mais altas;
  • Água limpa e panos macios são mais adequados para limpar painéis;
  • Não use limpadores de alta pressão;
  • Não use produtos químicos agressivos ou abrasivos;
  • Os módulos fotovoltaicos são revestidos com material anti-reflexo hidrofóbico na superfície de vidro para aumentar a potência e reduzir a acumulação de sujeira e poeira, o incumprimento dos requisitos citados pode afetar negativamente seu desempenho;
  • Atenção: Não pise ou sente-se nos módulos para a limpeza;
Sem título
Não pise ou sente-se nos módulos para a limpeza.
  • Você deve garantir medidas adequadas de segurança no local de trabalho no telhado (escadas, chicotes, proteção contra quedas, etc.);
  • Nunca tente limpar um módulo fotovoltaico com vidro quebrado ou outros sinais de fiação exposta, pois isso apresenta um risco de choque elétrico;
  • Sempre consulte os manuais fornecidos com as diretrizes da instalação ou do fabricante;

 whatsmicro

Com que frequência os painéis solares devem ser limpos?

Ao longo do tempo, sujeira e poeira podem acumular-se na superfície de vidro do módulo, reduzindo sua potência. Nós, da Delta Solar, recomendamos que os painéis sejam limpos e inspecionados no mínimo uma vez a cada seis meses. A limpeza a intervalos regulares evita o acúmulo de resíduos e mantém seus painéis funcionando otimamente em todos os momentos, especialmente em regiões com baixas precipitações.

Esperamos que estas informações sobre os cuidados com a limpeza dos seus painéis solares tenham sido uteis. Nossos engenheiros e técnicos estão a sua disposição, caso você tiver dúvidas, não hesite em fazer contato pelo nosso e-mail: contato@deltasolar.com.br ou telefones (53) 3026 – 5792 / (53) 99906 – 7001.

logo_atualizado2

Um comentário sobre “A importância da limpeza dos seus painéis solares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s